quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SAIBA TUDO SOBRE AS NOSSAS ACTIVIDADES

Nascido a 19 de Maio de 2006, na cidade de Catió a 298 km de Bissau, a AGUIPRODES, é hoje uma organização multifacetada vocacionada no apoio as organizações camponesas através de um Programa de Agricultura concebida na base de necessidade premente, onde a tónica é diversificação de culturas alimentares na vertente de garantia de segurança alimentar aos populares daquela encravada Região de domínio de monocultura de arroz.
Por isso, está em vista o financiamento de um Projecto de Criação da Rede Camponesa de Produtores e multiplicadores de plantas de Raízes e Tubérculos nas Regiões de Quinara e Tombali, projecto que enquadra 15 associações camponesas nas regiões citadas.
O projecto tem execução conjunta de duas ONG’s nacionais.
Ademais, a ONG vai implementar experiência piloto de Intensificação de Culturas hortícolas, nas seis associações de mulheres horticultoras de Tombali de Baixo. Este terá como objectivo, especializar as associações na produção hortícola para o mercado.
A iniciativa veio na sequencia da experiencia que adquirimos da campanha hortícola anterior, da qual a produção era bastante encorajadora, superando o consumo e sendo insuficiente para levar ao mercado. Por isso, pensou-se nesta experiencia que vai permitir que uma dada associação produzisse especificamente um produto em quantidade suficiente para comercialização.
NO DOMINIO DA EDUCAÇÃO
Foi implementada iniciativa do Jardim Infantil, no ano lectivo 2010/2011. “UNIVERSO DA INFANCIA” é o nome escolhido para a nova instituição de ensino básico privado criada para acolher crianças cujos Pais estão limitados de meios financeiros para levar os filhos a outras escolas mais caras. A escola funcionou no seu primeiro ano com 18 alunos de ambos sexos e duas educadoras.
Sem apoio financeiro de qualquer parceiro, a ONG, tentou no máximo assegurar o funcionamento da escola até ao fim do ano lectivo, este ano as expectativas apontam para um crescimento satisfatório em termos de número dos alunos e apoios da Direcção Regional da Educação de Tombali.
O Jardim funciona atrás do mercado municipal de Catió.
PROJECTOS
Em perspectiva, temos um projecto de Construção de um Centro Multifuncional. Ele alberga Escritório da ONG, uma sala de conferências com capacidade de 50 conferencistas, três “bongalos” com 12 camas e casas de banho privado, servindo de casa de passagem, um edifício para Jardim Infantil, e um Restaurante.  
   

Sem comentários:

Enviar um comentário