segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DEGRADACAO DO AMBIENTE

A Regiao de Tombali, é até aqui a que apresenta um porte florestal invejavel, sobretudo a de Cantanhez que para nos é orgulho nacional em termos de conservaçao, devendo servir de exemplo a muitas iniciativas neste sentido.

Ai vem ameaça...
Razoes!

As mundanças climaticas contribuem sobremaneira na elevaçao do nivel das aguas do mar, o que provoca cortes nos diques de centura causando a salinizaçao de terrenos de produçao de arroz e comprometendo as aspiraçoes dos camponeses.

Tem havido nos ultimos anos a variaçao pluvimetrica, este fenomino traduz-se no desiquilibrio de produçao orizicola contribuindo para o elevado grau da pobreza entre as comunidades rurais que se dedicam a agricultura nas bolanhas essencialmente de mangrove. Sabe-se que o Sul da Guiné, foi até aqui o que mais produz arroz, chegando a ganhar o nme de Celeiro do Pis. por isso a monocultura foi eminente a monocultura deste cereal que é base da alimentaçao do povo Guineense.

Ultimamente, o caju apareceu a concorrer um lugar na pratica agricola da Guiné-Bissau, foi mesmo tentando substituir o arroz. parcialmente conseguiu porque com ele se obtem o dinheiro e o arroz, se assim é vale pena cultivar o arroz perante investida de agua salgada que exige esforços de recuperaçao de diques?

Acho que nao...

Mas podia também achar que sim, porque parece facil disparar um tiro e com ele matar duas lebras, sem ver pelos prejuizos ambientais que advirao de desmatar uma area extensa para o cultivo de caju, ou entao para a cultura itinerante vulgarmente conhecido de "Mpampam" pouco eficaz.

Esta imagem retrata a desmataçao duma area para fins de cultura de Mpampam, numa tabanca do sul/Sector de Catio, ao qual prometemos fazer seguimento até resultados da produçao e dai tirar ilaçoes.

Para vossa reflecçao, vejam a capacidade do homem...
  

Sem comentários:

Enviar um comentário